Introdução

Grupo de jovens, mais ou menos coerentes, uns de esquerda outros de direita, outros nem sabem de onde, deram por si a debater os mais variados assuntos a cada encontro. Ora economia ora desporto, passando pela religião até aquilo que em Portugal se chama de Política.Com a evolução dos seus percursos pessoais, e da necessidade de um local para promover essas trocas de opiniões, (já fartos de serem expulsos de certos cafés) quatro deles juntam-se e nasce este espaço. Um local para todos, onde todas as opiniões serão bem-vindas desde que civilizadas, que seja também a vossa casa. Sim, nós sabemos que parece um T1 em Sacavém, com vista para a linha do comboio. Mas não dá para mais, estamos à rasca.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Um Blog Rasca

  A ideia nasceu como nós, imatura e precoce. Foi preciso dar-lhe espaço para evoluir normalmente, não cair no erro de a trazer demasiado cedo à luz do dia. Desse processo de aperfeiçoamento do projecto que nasceu a nossa convicção que não será mais uma ideia. Será algo a ter em conta, em que estaremos dedicados e envolvidos, pois é algo pensado, projectado, idealizado em conjunto.

  Quem nos conhece sabe da diferença de opinião existente entre nós sobre os mais variados assuntos - quem não nos conhece irá o perceber nos próximos tempos - atrevemos-nos mesmo afirmar que só estaremos de acordo na paixão pela nossa terra. Mesmo assim não é consensual se seremos todos da mesma localidade, ou se teremos o direito de proclamar tal.

  Somos de anos diferentes, de ideologias políticas ou económicas diferentes, de religiões - se as houver- distintas, de clubes rivais, não ouvimos a mesma música ou admiramos a mesma arte, e na maior parte das vezes discordamos. E ficamos pelo discordar saudavelmente quando acaba bem.

  É essa pluralidade que queremos aqui. Qualquer opinião fundamentada e civilizada, é uma opinião diferente que merece ser escutada e debatida, pois é do debate que vive a democracia. Disso e dos tachos.

  O blog surge como um processo natural de debate. A blogosfera tem hoje uma inesperada -ou talvez não- relevância como veículo de opinião. Com a acentuada descida de qualidade jornalística evidenciada, nos canais generalistas, os canais ditos de notícias são hoje uma lufada de ar fresco no panorama televisivo nacional, com os mais variados programas de opinião e debate e que possibilita fugir um pouco do "Crime","24Horas" ou até "Correio da Manhã" que se tornaram os telejornais das 20h (Para o Português comum ver. Nivelando toda uma programação televisiva por baixo). E por isso não é de estranhar a qualidade (e quantidade!) de comentários e comentadores que hoje marquem presença em programas fora do circulo comercial, a maioria deles, com colunas em jornais de referência e consequentes formatos digitais (Blogs) dos mesmo, sendo agregados a esses jornais, ou até pessoais. Não é de estranhar pois, que grande parte do interesse intelectual online hoje em dia, assente nos blogs.


  Quer queiramos quer não, fazemos parte da Geração à Rasca. E carregaremos esse carimbo durante uns bons anos - senão para sempre. Ainda não temos noção se somos ou não, mas é uma expressão que assenta que nem uma luva no Portugal que conhecemos, o do desenrascando, do desenrasca, e do enrasca o próximo. Haver alguém à rasca derivada do desenrasca que o desenrascado o enrascou. Confuso? É trocar o desenrascado por Político comum e o desenrasca pelas suas medidas. Limpinho, Viu? Por falar em brasileiro, este blog NÃO vai adoptar o novo acordo ortográfico, pois somos Portugueses de gema, bebemos Licor Beirão, não caipirinhas, apoiamos o Ronaldo e não o Kaká, a única coisa que queríamos de lá para além do clima, era o Lula da Silva. Ele, ou o senhor forte de bigode que se seguiu. Já agora, a Adriana Lima, para ver se restaurava alguma da alegria perdida dos Portugueses. Mas já são assuntos à parte.


  Hoje em dia a velocidade com que a informação (e contra-informação) circula, tornou a Internet um meio indispensável para uma actualização básica do que se passa por esse mundo. Existe por essa network fora, uma enormidade de fontes noticiosas, desde o formato online de jornais, a jornais especializados na informação online, a outros sites e blogs mais ou menos pessoaos, onde cabe todo o tipo de opinião e crónica.
  Será fácil encontrar um buraco para nós, nem que seja nas contas públicas que está cheio deles. Não esperámos ser melhor que os que existem, até porque parece que o Pacheco Pereira tem um blog, e não podemos competir com um opinador profissional. Mas já não seria mau não fazermos as figuras que faz o Manuel Maria Carrilho na TVI24.

Enrascado por David Ferreira, Gonçalo Toste, Gonçalo Valente e Ricardo Vilela.

2 comentários:

  1. Antes de mais quero começar por dizer que a ideia de criar este blog com este tipo de conteúdo é genial, não só pelo o tempo em qu estamos a viver, como por vocês serem todos jovens e terem uma perspectiva muito particular e opiniões muito vincadas sobre o que se anda realmente a passar no nosso país.
    Sou sincera, não percebo nada de política, de economia por exemplo. E tenho pena sinceramente de não perceber, não retiro as culpas de mim própria, tenho noção de que nunca quis saber, e nos breves momentos em que me interessou fiquei desiludida com o tipo de informação que encontrei. Já li os vossos dois primeiros textos e tenho a dizer que vou continuar a seguir os vossos passos, parece me possível que desta vez o meu interesse possa ser para ficar.
    continuem e muito boa sorte, mantenham se enrascados, ou se preferirem, totalmente desenrascados

    ResponderEliminar
  2. Orgulho-me de vos conhecer....muito bom mesmo.

    ResponderEliminar