Introdução

Grupo de jovens, mais ou menos coerentes, uns de esquerda outros de direita, outros nem sabem de onde, deram por si a debater os mais variados assuntos a cada encontro. Ora economia ora desporto, passando pela religião até aquilo que em Portugal se chama de Política.Com a evolução dos seus percursos pessoais, e da necessidade de um local para promover essas trocas de opiniões, (já fartos de serem expulsos de certos cafés) quatro deles juntam-se e nasce este espaço. Um local para todos, onde todas as opiniões serão bem-vindas desde que civilizadas, que seja também a vossa casa. Sim, nós sabemos que parece um T1 em Sacavém, com vista para a linha do comboio. Mas não dá para mais, estamos à rasca.

domingo, 22 de abril de 2012

Que direi aos meus filhos?

Esta semana queria partilhar convosco um dos meus pensamentos, como é que eu no futuro vou explicar aos meus filhos o que é que é um corrupto? Se bem me lembro quando eu era pequeno os meus pais disseram-me algo do género:

-Filho um corrupto é um senhor desprezável e um ignóbil. (Notem que eu já quando tinha cerca de 8 anos tinha um vocabulário muito extenso) É como os indivíduos que estão na prisão, não merecem estar no meio da nossa sociedade livres.

Ora quando for a minha altura como é eu hei-de responder a uma possível resposta do meu filho parecida com esta:

-Mas meu querido, adorado e respeitado pai, o nosso presidente e os senhores que estão à frente das equipas de futebol são corruptos? Afinal ser corrupto é bom ou mau?

E é aqui que se prende o meu problema. Como é que vou preparar o meu filho. Ou seja como é que explico que na realidade os grandes senhores do nosso país são corruptos.

-Querido e lindo filho, com tanta beleza e inteligência fazes-me lembrar o teu pai quando tinha a tua idade, mas respondendo à tua pergunta, ser corrupto é estar à frente de qualquer cargo importante, é omitir as verdades e ir longe na vida à custa disso.

Assim como que uma espécie de ah e tal digo umas verdades e o meu filho não fica com muito má impressão das pessoas "importantes".
Mas bem, o que me deixa um pouco animado é que isto de ser corrupto perca a sua piada. É que por exemplo o Pinto da Costa já não tem aquela adrenalina de poder ser apanhado. Aliás pior que isso é agora dizermos ah e tal ele é corrupto, e as pessoas perguntarem ele quem? Qual deles?

-Tem cuidado comigo eu sou corrupto!
-E depois? O Jacinto Garret ali dos táxis também é. Pensavas que eras mais que os outros? Coitado.

Ou seja, pode ser que daqui a uns anos ser uma espécie de Rodrigo Garret, um rapaz justo, imparcial e contra o mal do mundo é que seja porreiro. E aí sim, vou poder utilizar o discurso dos meus pais.

1 comentário:

  1. gostei bastanteee mas olha o que te digo, se tudo correr bem não vais precisar de explicar nada de mais aos teus filhos, eles vão seguir os teus passos e tal como nós sabemos, também eles saberão distinguir o "bem" do "mal".

    gostei muito dessa imaginação e da maneira pouco discreta como te auto elogias ahah

    ResponderEliminar