Introdução

Grupo de jovens, mais ou menos coerentes, uns de esquerda outros de direita, outros nem sabem de onde, deram por si a debater os mais variados assuntos a cada encontro. Ora economia ora desporto, passando pela religião até aquilo que em Portugal se chama de Política.Com a evolução dos seus percursos pessoais, e da necessidade de um local para promover essas trocas de opiniões, (já fartos de serem expulsos de certos cafés) quatro deles juntam-se e nasce este espaço. Um local para todos, onde todas as opiniões serão bem-vindas desde que civilizadas, que seja também a vossa casa. Sim, nós sabemos que parece um T1 em Sacavém, com vista para a linha do comboio. Mas não dá para mais, estamos à rasca.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Só te falta o SPA porque de resto tens tudo!

De Piriquito
Para Touro

Meu caro amigo cornudo, tenho andado aqui ocupado a voar de um lado para o outro na minha gaiola e queria pedir-te um favorzinho. Sei que tens grandes amigos com grandes cargos, aqueles que te defendem sempre que há corridas. Queria perguntar-te o que é que é preciso fazer para também ser amigo deles. É que sinceramente ando a ficar um bocado farto disto, tu que és um gajo de grandes famílias, andas a tua vida toda a passear pelos campos com os teus putos, tens comida da boa, veterinários que vão dando um olhinho por ti, se te portares bem na arena trazem-te de volta para casa e dão-te umas vacas para te entreteres e procriares assim como uma espécie de harém. Depois de morto ainda vales bastante dinheiro, fazem como que "estátuas" tuas e ainda tens amigos que vão para frente das praças gritar por ti porque à e tal quando és velho és usado nas corridas. Eu vou só mostrar-te um bocado da minha vida. Estou confinado a quatro grades. Se decido voar muito bato com a cabeça na gaiola. Estou sempre a ver as mesmas vistas fora da minha gaiola. A maior parte das vezes vivo a minha vida sozinho. Às vezes dão-me vitaminas porque não gostam de mim como sou e então tenho que mudar a cor das minhas penas. Dão-me música para eu cantar e nem tenho direito a escolher o canal da rádio. Quando canto bem e sou bonito vendem-me por uns trocos e o meu futuro quando morrer é ir para o caixote de lixo mais próximo e no entanto ninguém grita por mim, ninguém me quer salvar e ninguém me liga nenhuma. É algum tipo de descriminação por eu não ter cornos? É que se for diz-me.
Desculpa lá qualquer coisa e tenta lá dizer aos teus amigos que uma vida muito boa tens tu, eu é que não passo disto!

Cumprimentos

Piriquito!

7 comentários:

  1. Não percebo esta comparação porque:
    1- os activistas que lutam pela causa dos touros lutam pela libertação dos passarinhos e até pelo fim dos jardins zoológicos
    2- só seriam justas as tauradas, caso fosse um homem contra um touro, sem armas.
    3- eu enterrei o meu pássaro no quintal, não enterrei a tartaruga, porque não queria enterrar o material que veio dos intestinos do tuareg
    4- espero bem que venham opiniões diferentes, se os meninos de vila franca vierem todos dizer bem das touradas o tema perde interesse.


    não vou defender a libertação de todos os animais porque tenho animais de estimação, e apesar de saber que não lhe dou o mesmo tratamento que dão aos touros, seria hipocrisia da minha parte. não acho que a tradição deva acabar, mas o jogo, e o jogador, deviam ser mais justos.

    ResponderEliminar
  2. Querida leitora assídua, é com muito orgulho que frequentemente vejo os seus comentários aos meus textos.
    Respeito o seu ponto de vista e objectivo deste blogue é ser um local de discussão de ideias, sejam elas quais foram. O objectivo do meu texto é mostrar que há tanta coisa por aí fora com que os activistas se podiam preocupar e no entanto apenas os vejo a actuar na frente anti-taurina. Tenho pena que assim o seja, que tenham os olhos vendados ao que apenas se passa na arena e não ao que sucede antes, desde o nascimento dos touros.
    Respeito quem não goste, porque também eu não gosto de muitas coisas. Mas gostava de os ver em mais lutas, lutas que vão aparecendo ao longo dos dias e que passam despercebidas.

    ResponderEliminar
  3. os activistas lutam por essa causa cá em portugal, porque é uma das causas deo abuso do animal mais saliente na nossa cultura. não escolheram o caso dos touros por acaso simplesmente é algo presente e bem assente na nossa cultura. nos açores fazem.no pelas baleias.

    ResponderEliminar
  4. e na Noruega fazem-no pelo bacalhau... virou moda ser ativista, por coisas que essencialmente tenham cobertura pelos media

    ResponderEliminar
  5. É demonstrar ignorância pura dizer que que a única luta de quem defende os direitos dos animais são as touradas. Largue o umbigo um bocadinho e passeie apenas pelo facebook, não lhe peço uma procura mais dedicada. Vai facilmente ver largas dezenas de associações que se debatem diariamente para alimentar centenas de cães e gatos que estão nos seus canis/gatis, SEM qualquer apoio do Estado, porque para este a solução é capturar e abater (fazendo ainda muitos amigalhaços ganharem dinheiro com o abate e incineração dos animais). Vai ver lutas pelo Fim dos animais para testes de cremes, champôs e afins; Fim do abate de animais em vias de extinção numa Africa onde os senhores de dinheiros enfadados com o seu quotidiano vazio vão à procura de se sentir vivos com a morte de um animal; Fim da morte de animais pela sua pele; Fim da morte de baleias e tubarões pelo supostos poderes afrodisíacos; Fim da morte à paulada das focas bebés, Fim do regar um cachorrinho com gasolina e pegar-lhe fogo para poder aparecer no youtube; Fim dos animais de circo; Fim dos cães que vivem uma vida inteira com uma corrente ao pescoço que lhes encurta o mundo a 2 ou 3 metros; Fim da venda de animais exóticos; Fim do abandono de cães cujos donos quando vêem que "não prestam" para a caça ou vão de férias os consideram lixo, e sim, Fim dos pássaros em gaiolas. A luta contra as touradas não é mais do que APENAS uma de muitas lutas... é o ex-libris de uma falta de moral que rejubila com o sofrimento de um animal. Não critique quem defende alguma coisa dizendo que há mais por que lutar... Há com certeza, porque não luta o senhor por ela??? E quanto ao argumento da vida boa versus morte agonizante... pergunto-lhe: como tem sido a sua vida??? e como preferia que fosse a sua morte???

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Querida Raquel Pinto, desde já agradeço o facto de ter vindo comentar o meu texto, e o objectivo deste espaço é mesmo esse, incentivar o espírito crítico e o debate, trocar umas ideias, rir um bocado e principalmente dar uso à liberdade de expressão. Quando escrevi este texto apenas queria mostrar que muitos são os problemas que andam pelo mundo fora e no entanto só chegam a nossas casas aqueles que dão mais nas vistas. Ninguém mete em questão se o trabalho é feito ou não, neste caso dos defensores dos animais, mas sim o porquê de uns temas serem mais badalados que outros. Diariamente morrem centenas de animais vítimas de derivadas situações e no entanto onde se reúne todos os esforços porque até costuma estar lá a televisão e dá bastante nas vistas é justamente nas touradas, touradas estas que ocorrem de tempos a tempos. Pondo numa balança o número de indivíduos desta raça braça com o número de indivíduos doutra espécie qualquer pergunto-me se há mais mortes nos touros ou nessa outra espécie. Pergunto-lhe quem somos nós para decidir quem morre e quem vive? Exactamente ninguém, mas já viu que devido ao mundo das touradas a raça brava não foi levada à extinção? Diz para eu olhar para a minha vida e para a minha morte e comparar com os touros. Muito sinceramente lhe respondo, levam melhores vidas que muitos seres humanos que pisam o nosso mundo. E agora também lhe pergunto e defende esses seres humanos? Defende a sua espécie? É uma morte dolorosa para os touros? Sim muito provavelmente é, ou sim definitivamente é! Mas é uma morte rápida que termina em 30 minutos em contraste com uma vida longa de vários anos bem. Talvez haja muitos humanos que sofrem muito mais até à morte e no entanto você nada faz para os proteger.

    ResponderEliminar